Cacequi se tornou set de filmagem para a gravação do longa metragem “Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez”, do escritor e diretor Tabajara Ruas. Atores nacionais como Murilo Rosa (Juvêncio Gutierrez) e Werner Schünemann têm realizado gravações na cidade e chamado a atenção de moradores locais e visitantes. Além de movimentar o turismo, a produção do filme também conta com 30 participações locais, recrutadas em testes que foram realizados no mês de agosto.Murilo Rosa tem familiaridade com as paisagens do Rio Grande do Sul, graças aos trabalhos em “A Casa das Sete Mulheres” (2003) e “A Cabeça de Gumercindo Saraiva” (2018). Desde o primeiro contato, o ator percebeu a hospitalidade como uma característica marcante do local:– Eu conheço muitas locações no sul porque já fiz muitos trabalhos aqui. Tenho uma admiração muito grande pelo interior do Rio Grande do Sul, então, Cacequi está sendo muito especial, uma cidade muito acolhedora. Estamos caminhando para fazer um lindo e belo filme – afirma.
Leia também
Festival Internacional de Teatro Entrevero: confira a programação do fim de semanaFilme de terror “Sorria” é o destaque das estreias da semana nos cinemas de Santa MariaArtistas interessados em integrar elenco de “Um Encanto de Natal”, da Cia Sorriso Com Arte podem se inscrever até esta sexta
A ponte férrea do município chamou a atenção do diretor Tabajara Ruas, por ser uma das maiores da América Latina e se tornou um dos cenários da gravação. De acordo com a prefeita de Cacequi, Ana Paula Del Olmo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Déborah Krebs Conceição está entre as locações do filme, junto com uma casa próxima aos trilhos e as paisagens do interior. Para ela, é uma honra receber os artistas e observar o movimento de união entre a população e os atores:– Estão atendendo a comunidade, tirando fotos, caminhando nas ruas, as pessoas da cidade encontram os atores no mercado, nas lojas. Eu só tenho ouvido elogios de Cacequi por parte da produção – comenta a prefeita.
Luis Carlos Marques, 15 anos, intepreta Bolão. Foto: João Pires
Juliandro Cunha, 17 anos, interpreta Feito às Pressas. Foto: João Pires
A seleção do elenco feita em agosto despertou o interesse de talentos locais, entre eles, Luis Carlos Marques e Juliandro Cunha, ambos estudantes do Ensino Médio.Luis sempre teve interesse em atuar e lembra de ter feito uma peça de teatro com 10 anos, na qual interpretou o Papai Noel. Com a audição ocorrendo na cidade, se interessou em participar e conseguiu o papel de “Bolão”, um dos amigos de Marcelo, que é sobrinho de Juvêncio. A primeira experiência no cinema tem sido marcante:– Todos equipamentos que eles usam, iluminação, som…É incrível. Quando a gente está olhando na telinha não imaginamos quanta coisa tem por trás. Cada elemento cênico é muito importante. Outra coisa que me impressionou é quando cometemos algum erro e os outros atores nos ajudam. É um apoio imenso que a gente tem dentro do set – observa.
Juliandro Cunha já fazia parte de um grupo de teatro local, o “Quinto Agito” e é quem dá vida para o personagem “Feito às Pressas”, outro amigo de Marcelo. Para ele, trabalhar ao lado de atores nacionais é um grande aprendizado:– É um prazer muito grande conhecer pessoas que trilharam um caminho e já tem uma história. Conversei com alguns deles, todos muito gentis, humildes e comunicativos – comenta.
Foto: João Pires
Foto: Alice Siqueira
Além dos atores locais, outro talento tocado pelo filme foi Manoel Leal, que trabalha como assessor de imprensa e é apaixonado pela sétima arte. Desde criança, ele já produziu curtas caseiros e profissionais. Com a chegada da equipe da produtora Walper Ruas para gravar em Cacequi, Manoel começou a auxiliar como produtor local e tem aproveitado a oportunidade para viver o cinema e divulgar os bastidores por meio de um documentário caseiro no Instagram (@manoelleal_) e Facebook.– O que eu mais tenho aprendido e tentado de todas as formas pegar são os ensinamentos do genial Tabajara Ruas, o diretor e escritor da obra. Tudo o que ‘’Taba’’ faz é muito significante para mim, é uma inspiração de verdade, um homem de um coração gigantesco e uma bagagem surreal – finaliza.
Leia todas as notícias